Reforma tributária: Inovação e Transformação Digital

Como as empresas podem se preparar para o novo marco fiscal brasileiro.

A Reforma Tributária se aproxima, e, com ela, as empresas buscam se adaptar a mais uma mudança que deverá ser um grande marco para o sistema fiscal brasileiro. A transformação certamente já faz parte do dia a dia fiscal das empresas. Basta lembrar do advento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que foi uma das alterações mais significativas na modernização do sistema tributário brasileiro, o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, unificando e informatizando as obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas das empresas, a certidão digital, garantindo a segurança e a autenticidade das transações, os sistemas de pagamento em cartão, os sistemas de monitoramento de dados etc. Toda mudança tende a trazer simplificação e melhorias futuras, mas também podem trazer transtornos momentâneos.

Com a reforma tributária não é diferente. Sabemos que a mudança é essencial para transformar o ambiente complexo que vivenciamos, o que pode beneficiar nossa economia, mas também temos consciência do preparo necessário para as empresas que desejam passar por esse momento de “transição” de forma mais suave possível. Além da incerteza quanto às questões financeiras, existe o desafio de estar conforme com dois regimes tributários em paralelo, visto que a reforma tributária será realizada em etapas. Diante desses desafios, torna-se imprescindível investir em governança, conformidade, tecnologia e gestão da mudança, evitando complicações futuras

  1. Organização

A transformação digital e a automação se mostram cada vez mais essenciais em um cenário complexo. Quando se fala em preparação, antes de tudo, é muito importante ter em mente que as informações precisam estar corretas e que os processos fiscais precisam estar organizados na empresa. Imagine lidar com os desafios do sistema atual acrescidos dos desafios advindos da adaptação ao novo regime.

  1. Investimento em tecnologia

A estruturação tecnológica é um ponto muito importante, especialmente quando pensamos na iminência da Inteligência Artificial fazendo parte do dia a dia das empresas. Além disso, é importante que a empresa conte com uma solução fiscal que esteja atenta às atualizações legislativas.

  1. Gestão da mudança

O diálogo entre diferentes áreas também é essencial para que todos estejam alinhados sobre os impactos da reforma no setor de atuação da empresa. Comitês internos podem ser criados, como um caminho para lidar com as mudanças que se aproximam. Será importante manter uma visão aberta e holística, atenta ao impacto que a reforma trará a toda a companhia.

  1. Parcerias estratégicas

Nos próximos anos, muitas mudanças devem ocorrer na área fiscal e tributária brasileira, por isso, é fundamental contar com parceiros que estejam atualizados sobre as novidades, evitando erros e não conformidade. Além de acompanhar a publicação das leis complementares que regulamentarão a proposta, é necessário compreender o texto promulgado e iniciar o planejamento o quanto antes.  A Synchro tem esse compromisso e, desde janeiro de 2023, criou comitês de especialistas sobre a Reforma Tributária, acompanhando todas as atualizações sobre o tema.

As empresas que gerirem melhor essa mudança, pensando inovação e transformação digital, estarão mais preparadas para enfrentar os desafios da Reforma, assim como aproveitar as oportunidades que surgirem.