O Ministro das Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, afirmou, em coletiva, que o governo deve apresentar uma proposta para a regulamentação da reforma tributária até o mês de março. Antes disso, ele pretende compartilhar os textos com líderes da Câmara e do Senado antes de enviar ao Congresso. Ao menos três projetos de lei deverão…

Mais

Ao longo do ano, todas as empresas têm uma tarefa complexa, que é cumprir todos os seus compromissos tributários. Como sabemos, não basta apenas gerenciar essas obrigações fiscais e legais. No início do ano, é fundamental que os profissionais envolvidos nessas demandas estejam atualizados sobre o calendário fiscal, com as principais entregas e datas específicas…

Mais

Por 4 votos a 1, os ministros da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que, caso um bem da empresa seja reavaliado, como, por exemplo, no caso da desvalorização de uma máquina, o contribuinte não poderá tomar créditos dessa perda de valor. O voto do ministro André Mendonça prevaleceu, divergindo do voto do…

Mais

Ao pensarmos no dia a dia de operações de uma empresa, sabemos que quanto mais rápida e eficiente as tarefas forem concluídas, mais lucrativa ela tende a ser, e isso também impacta, consequentemente, na melhora da relação com seus clientes. Quando falamos especificamente da área fiscal e tributária, a prerrogativa não é diferente. Afinal de…

Mais

Com o avanço da Reforma Tributária, muitas empresas estão com diversas dúvidas, incertezas e ainda não sabem como iniciar o processo de adequação. Essa fase – nebulosa para a maioria das companhias – é completamente normal, afinal de contas, toda grande mudança tira as pessoas da zona de conforto. Para tranquilizar os tributaristas e profissionais…

Mais

Devido a portaria publicada pelo Ministério da Fazenda, as empresas terão limites para a compensação tributária – em decorrência de decisões judiciais – para créditos acima de R$ 10 milhões. Isso significa que a utilização de créditos decorrentes de decisão judicial transitada em julgado, para a compensação de débitos próprios relativos a tributos, vai ficar…

Mais

O STJ decidiu que o ICMS–ST não entra nas bases de cálculo do PIS e da Cofins, fixando a tese de que “o ICMS–ST não compõe a base de cálculo da contribuição ao PIS e à Cofins devidos pelo contribuinte substituído no regime de substituição tributária progressiva”. A decisão deverá ser aplicada por tribunais em…

Mais

Os contribuintes que precisam regularizar dívidas tributárias administradas pela Receita Federal podem se cadastrar – até 1º de abril – no programa Autorregularização Incentivada de Tributos, que permite a quitação de tais dívidas sem juros e multa e com parcelamento em até 48 prestações. O programa abrange todos os tributos administrados pela RFB, incluídos os…

Mais

Em 2024, novos tributos passam a ser declarados na DCTFWeb. Ou seja, a partir do período de apuração deste mês, tanto os valores de retenção de Imposto de Renda, CSLL, PIS e Cofins escriturados na EFD-Reinf; quanto os valores de PIS/Pasep apurados sobre a folha de pagamento e escriturados no eSocial passam a fazer parte…

Mais

Com o avanço da reforma tributária,  há grande especulação de que alguns temas sejam definidos, em 2024, por meio de projetos de lei complementar. Um dos assuntos é a transição para o novo sistema de impostos sobre bens e serviços (IBS). A discussão é sobre a adequação das alíquotas para assegurar a neutralidade fiscal sem…

Mais