Inteligência Artificial é a grande aliada da equipe no ganho de conformidade com o Fisco

Não é segredo que o Brasil é um dos países com maior número de impostos diferentes a serem pagos, com uma elevada carga tributária, configurando em penúltimo no ranking de competitividade entre as 18 nações analisadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Diante disso, manter-se em conformidade com o Fisco é um desafio diário para as organizações que, além de toda complexidade, precisam lidar também com as mudanças e atualizações frequentes na legislação fiscal em diferentes esferas (Federal, Estadual, Municipal).

O resultado deste cenário de sistema tributário complexo somado às constantes alterações nas entregas obrigatórias, como datas e requerimentos, são o tempo e o custo investidos nisso. Estima-se que, no Brasil, para se manter em conformidade fiscal as empresas gastam, em média, 1,5 mil horas anuais, ou quase R$ 70 bilhões por ano com mão de obra e operacionalização de processos.

Esses números ajudam a comprovar a necessidade (e a importância) da Inteligência Artificial (IA) na área, atuando no gerenciamento e análise das informações contábeis e tributárias e automatizando não só as rotinas repetitivas, como também os processos analíticos. É importante frisar que o fator humano ainda é decisivo na área – ou seja, a tecnologia não nos substitui, mas sim nos auxilia como uma forte aliada para tornar nosso dia a dia mais seguro, mais ágil e, claro, menos estressante e complexo.

A incorporação das soluções de IA na área tributária já é uma realidade em todas as grandes organizações. Como as rotinas da área envolvem o tratamento constante dos dados que compõem as obrigações ao Fisco, são elas que ajudam as equipes a mitigar erros operacionais, resultando em múltiplos ganhos para as companhias.

Porém, entregas fiscais com eficiência, agilidade, assertividade e sem muitos percalços não são feitas apenas com o apoio da IA ou de qualquer outra tecnologia, também é primordial que haja interação entre as equipes fiscal e de tecnologia. Assim, as expertises se juntam para executar o melhor trabalho e garantirem as entregas com total qualidade e segurança.

A presença das soluções de conformidade tributária nas organizações está sendo feita gradativamente, mas já é possível notar o quanto a tecnologia para o setor veio para somar e tornar nosso dia a dia menos complexo. Por mais que exista a promessa da reforma tributária, não devemos esperar que isso se concretize em um futuro próximo. É preciso fazer da tecnologia a grande aliada contra o Custo Brasil enquanto a realidade continua cheia de complexidade e mudanças repentinas de percurso vindas do governo.

Com as áreas de TI e fiscal trabalhando em conjunto, é possível planejar e ter total clareza de cada passo a ser tomado – isso traz muito mais tranquilidade ao executar as tarefas e minimiza a complexidade do sistema fiscal e tributário, principalmente tendo a IA como braço direito para todas as tomadas de decisões. Temos o desafio de transformar e modernizar a área tributária tornando-a menos operacional, mais robusta e buscando manter a conformidade com o padrão estabelecido.

 

Para ficar por dentro dos assuntos mais comentados do momento no segmento tributário, confira nossos conteúdos exclusivos!