A importância do planejamento tributário para franquias

O mercado de franquias tem se tornado uma opção de negócio para o empreendedor brasileiro. Prova disso é o aumento de 10,7% no faturamento que o setor teve em 2021, chegando a R$56,6 bilhões, contra R$53,9 bilhões de 2020, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Os novos empreendedores no Brasil, além de lidar com a complexidade das obrigações tributárias, precisam levar em conta o elevado valor das alíquotas e uma série de outras questões essenciais impostas pela legislação. Vale lembrar que, segundo dados do Banco Mundial, o tempo gasto por empresas com obrigações tributárias no Brasil é o maior do mundo – variando de 1.483 a 1.501 horas por ano. É extremamente importante gerir essas obrigações com atenção e responsabilidade.

Como o planejamento tributário para qualquer empresa se baseia em manter a conformidade na entrega das obrigações ao Fisco, cabe às redes de franquias apoiarem seus franqueados nessa árdua missão de ficar em dia com o Leão.

Além de o planejamento garantir o enquadramento tributário ideal, evitar a irregularidade e o pagamento majorado de impostos, é ele que vai trazer oportunidades de elisão fiscal aumentando assim os lucros que viabilizam o crescimento dos negócios. Como sempre dizemos: “a César, o que é de César.”

É importante ressaltar que a elisão fiscal não é sonegação de impostos. As ações com foco em elisão fiscal podem acontecer a partir do que é fornecido diretamente pela lei, como os incentivos fiscais, ou a partir de ações menos explícitas na lei, como a alteração do regime tributário, por exemplo.

Por meio do planejamento tributário, também é possível diferir impostos, ou adiar o pagamento de taxas – uma estratégia que pode ser útil em momentos de baixo valor de capital de giro, ajuda a manter um bom fluxo de caixa e possibilita o controle sobre o melhor momento para quitá-las.

Ajustar o roadmap tributário e os valores que incidem sobre o negócio não é um benefício somente para o empresário, essa estratégia também impacta diretamente os clientes. Afinal de contas, para as franquias terem produtos e serviços competitivos, não basta só qualidade, também é essencial ofertá-los ao mercado com um preço justo, longe do abusivo, mas que cubra suas margens de custo – e um dos fatores que impactam nisso é o Custo Brasil. Logo, ao tê-los sob controle, reduzidos e bem calculados é possível oferecer ao consumidor final preços mais acessíveis.

Outro fator determinante para o êxito do planejamento tributário para franquias é a incorporação de soluções tecnológicas específicas para a gestão da conformidade conectados com o ERP das unidades franqueadas, liberando o time tributário do trabalho operacional para sua dedicação à consultoria focada no aprimoramento da gestão.

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