Como obter mais agilidade na entrega das obrigações fiscais acessórias

Apenas quem lida todos os dias com entregas de obrigações fiscais acessórias sabe o quanto podem ser complexas essas operações. O processo de validar e transmitir obrigações acessórias em um curto prazo de entrega pode se transformar em tarefa árdua para a equipe de tax, e o risco de atrasos está sempre presente.

Inegavelmente, esse cenário envolve grandes riscos para uma empresa, tanto financeiramente, quanto para sua conformidade fiscal. Há risco financeiro em razão das multas elevadas aplicadas pelo fisco, enquanto o risco de não conformidade existe porque atrasos podem resultar na perda de benefícios fiscais.

Nesse sentido, a tecnologia tem sido uma forte aliada das empresas, e a equipe de tax sabe que toda ajuda é bem-vinda quando o assunto é conformidade fiscal. Pensando nesses riscos, já existem ferramentas inovadoras que visam auxiliar na conclusão dessas tarefas.

A solução de Automação de Entregas da Synchro é ágil e eficiente e foi  desenvolvida para facilitar a vida dos profissionais responsáveis pelo calendário de entrega das obrigações fiscais acessórias. A solução proporciona maior rapidez, segurança e economia no processo de entrega da EFD ICMS/IPI e da EFD-Contribuições, responsáveis por mais de 90% das obrigações transmitidas através do ambiente SPED.

Apoiada na expertise fiscal da maior provedora brasileira de soluções fiscais, a solução de Automação de Entregas explora todo o potencial proporcionado pela computação em nuvem, racionalizando os processos de importação, validação, assinatura digital, entrega e armazenamento dessas obrigações.

Os benefícios do processo automatizado incluem maior agilidade na validação do PVA e na entrega das obrigações suportadas pelo sistema, rastreabilidade das informações e alterações ocorridas nos arquivos, além de tornar mais eficiente o atendimento a fiscalizações e auditorias eletrônicas.

A economia se dá com a redução dos custos envolvidos com tarefas manuais para processamento dos arquivos pelo setor fiscal, e também devido ao aumento no poder de processamento dos arquivos pela solução, que reduz os atrasos nas entregas.

Para um benefício ainda maior, a Automação de Entregas se integra com outra solução desenvolvida pela SYNCHRO, denominada Governança de Obrigações Acessórias. Por meio da governança, é possível realizar a gestão das entregas de obrigações tributárias, além de ser um repositório para os arquivos eletrônicos, recibos, anexos e demais documentos que compõem o Kit fiscal de cada entrega.